quarta-feira, 10 de junho de 2015

Resenha - Mulheres - Bukowski



Mulheres

Henry Charles Bukowski Jr
São Paulo: L&PM Editores, 2011 (ed. original 1978)
317 paginas
Bukowski ou mais conhecido como velho Buk, se tornou escritor após 50 longos anos. Nascido na Alemanha, se instalou nos Estados Unidos e fez de Califórnia e Los Angeles o palco de muitas de suas obras, que trazem teor autobiográfico e realistas. O genial e sincero Bukowski é um autentico alcoólatra e mulherengo, dono de uma personalidade sem igual e digna de reverência. Seguidor da geração dos Beat, Buk deixa seu legado com diversas obras de Romance irreverentes como: Hollywood; Cartas na rua; Factotum; Misto quente e Pulp .




O modelo velho de cafajeste sincero, que mais amou todas as mulheres


Pelo nome já podemos ter uma noção do que o livro se trata. Mulheres. Muitas mulheres! Uma delas eram Lydia – e April, Lilly, Dee Dee, Mindy, Hilda, Cassie, Sara, Valerie, não importa o nome que ela tenha. a historia é contada pelo alter ego Henky Chinaski, que retrata assumidamente e fielmente a vida do autor. Com todo o peso da sua idade e de suas experiencias, o velho e beberrão Hank atraí mulheres de varias idades, desde 20 até 40 e elas ficam fascinadas com o jeito desapegado e sincero do velho. Ele, contudo, passa por muita dor de cabeça com suas mulheres, principalmente com Lydia que o inferniza mesmo depois de terem rompido. Pra quem está acostumado com as obras do velho, o cenário permanece o mesmo, bares, apresentações, corrida de cavalos e sua casa. Mas nessa aventura erótica e bem humorada, mantém a mesma temática dia a pós dia, deixando o leitor angustiado e ansioso para que tudo aquilo termine bem e que ele finalmente fique com alguém e não somente pulando de buceta em buceta. 


Chinasky se revela um cafajeste, pois, não tem filtro ao sair por aí se relacionando com todos os rabos de saia que encontra pela frente, porém, antes de tudo, ele não segue a mistica, não ilude nenhuma de suas mulheres com juras de amor e promessas útopicas e sempre é bem claro e objetivo sobre os seus desejos e atos. Ele quer transar e então ele consegue transar. Não tem segredo e nem frescura. Mas não pense que sua vida é apenas na cama - apesar de boa parte do tempo ser. Ao passar do tempo, em meio a diversos relacionamentos baratos e promiscuos, Henky vai se aperfeiçoando na arte da boa transa e esse se torna sua arma fatal - o gancho - que deixa todas as suas fodas presas ao seu pinto.




Descobri que eu era escritor após ler esse livro. Mulheres na percepção escassa de muitas pessoas que não o conhecem pode se resumir em: sexo, álcool e cavalos. Mas quem tem a capacidade de ir a funda nesta obra descobre a essência do personagem  tão autentico e defensor nato da verdade. Sem papas na língua e nem qualquer tipo de falso moralismo. Na pele de Chinaky, o grandioso Bukowski expressa a sua real visão sobre os seres humanos dos anos 70 que não se diferenciam dos atuais.  Buk retrata pessoas frias, desalmadas, vazias e sem a menor perspectiva de vida, afinal, sua vida gira em torno de drogados, traficantes, prostitutas e vagabundos. Uma historia de verdade para leitores de verdade. Muito cuidado porque "Muito cara legal foi parar de baixo da ponte por causa de uma mulher".



Se você está atrás de um bom sexo sem as frescuras implantadas nos best sellers atuais e também, de personagens reais e autênticos, Mulheres é de longe a melhor pedida. Afinal, o velho Buk tem as melhores referencias de sua época como Celine, Dostoiévski, Hemingway entre outros velhos cães da literatura. Mas se você se contenta com pouco e com o erotismo teatral e sem conteúdo fatídico de gênero, passe longe!  



_______________________________________________________________________



   O livro está disponivel na L&PM POCKET



Nenhum comentário:

Postar um comentário